A revista de gestão e negócios do Supermercadista da região Sul Anuncie: 51 3062 4569
27 de outubro

Supermercados Dia chega ao RS

Taquara recebeu hoje (27/10) a primeira unidade brasileira da rede de supermercados Dia fora de São Paulo. A entrada no Estado é agressiva e prevê que até o final do ano, pelo menos 10 lojas devem estar em operação. A estratégia da rede é oferecer mercadorias com preços até 12%  mais baixos do que a média do mercado. Na primeira quinzena de novembro serão três lojas inauguradas em três dias. Baseada no tripé de preço baixo, proximidade com o consumidor e marca própria de qualidade, a rede Dia trabalha no sistema de lojas próprias e com franqueados.


Enquanto São Paulo tem cerca de 80% das 410 lojas  próprias e apenas 20% das franqueadas, no Rio Grande do Sul a estratégia deve ser inversa, privilegiando os parceiros locais, que conhecem o consumidor e sabem como atendê-lo.  A necessidade de se adaptar aos hábitos dos gaúchos também fez com que a empresa estabelecesse como obrigatório modelos de loja que em São Paulo são opcionais. Todas as unidades terão açougue e padarias reforçados – porque há oferta menor de estabelecimentos nas ruas por aqui – o tamanho do prédio será maior, entre 500 m², e até as cores da empresa passarão por uma repaginada.


Foco inicial será a Grande Porto Alegre

 

Para não comprar briga com colorados e gremitas, o vermelho e o branco ganharão a companhia do azul aqui no Estado. As primeiras unidades devem ser exclusivamente na Grande Porto Alegre, com lojas em Novo Hamburgo ( que abriga o centro de distribuição da rede no Rio Grande do Sul), São Leopoldo, Esteio, Igrejinha, Campo Bom, Alvorada e Nova Santa Rita. Na Capital, a rede entra em 2012 com duas lojas á definidas: uma na região do Bairro Moinhos de Ventos e outra no Jardim Planalto. O ritmo de abertura de operações  será de 20 a 30 novos pontos por ano. No Estado, a rede está em negociação com empreendedores  para abrir franquias. Os primeiros candidatos atuam no comércio.


Além da economia para o consumidor, que ganhará  mais uma opção, a chegada da rede movimenta o Estado. Serão cerca de 200 novos empregos diretos e outros 150 indiretos, segundo a rede Dia, além de parceira com fornecedores locais para fornecimento de produtos da marca própria.  Já fornecem para a marca própria da rede as gaúchas Dauper, Lifas e Salton. As lojas devem ter até 3 mil itens à venda, cerca de 400 com a marca Dia, com participação de mercado de 30% na rede. Na média dos supermercados, o market share de marcas próprias não chega a 8%.


A rede Dia


* Origem espanhola

* Operação em sete países

* Há 10 anos no Brasil, com lojas próprias e franquias

* Terceira maior franqueadora do Brasil, atrás apenas do McDonald’s e do Boticário.

(Fonte: Zero Hora)

Share